Edifício da antiga Diretoria de Higiene
Avenida Getúlio Vargas, 763 - esquina com Rua Floriano Peixoto - Centro
O edifício possui um importante significado para a história da medicina social em Juiz de Fora, tendo sido inaugurado em 1894 para abrigar a "Diretoria de Higiene", com o objetivo de se encarregar dos problemas da população do município em caso de epidemias.
Sua representatividade como expressão arquitetônica caracteriza e identifica um período através de princípios estéticos específicos do século XIX.
Em mais de 100 anos de existência, o edifício abrigou várias funções, tendo conservado suas características arquitetônicas e tornando-se um referencial significativo no núcleo urbano de Juiz de Fora.
A graciosidade e singeleza peculiares da edificação caracterizam a ocupação do ângulo da esquina formado pelas fachadas voltadas para a Rua Floriano Peixoto e para a Avenida Getúlio Vargas.
O tombamento tem como objeto de preservação a volumetria construtiva e os respectivos padrões de acabamento originais remanescentes, abrangendo as fachadas principais do imóvel. Tais fachadas poderão ser objeto de modificação no caso expresso de obras de restauração, cujas formas e soluções construtivas tiverem apoio documental comprovado. A preservação de sua volumetria implica na manutenção da visibilidade que se tem para quem passa em frente ao edifício pela Rua Floriano Peixoto e pela Avenida Getúlio Vargas.